quarta-feira, 22 de julho de 2009

PETISCOS E GULOSEIMAS! UMA ANALISE.

Olá gente dessa vez estava eu sentado lendo algumas revistas e livros velhos quando vi um artigo da Revista Cães & Cia, n. 294, novembro 2003. era uma entrevista do alexandre rossi respondendo as vantagens e desvantagens em ter o petisco como aliado na educação de um cão.
Sempre digo que quando iniciei na minha profissionalização acredito ter sido comtemplado já que aprendi as varias maneiras de ensinar um cão.
Nesse percurso de minha vida adaptei meu aprendizado sempre usando como base o reforço positivo e adotei não usar petiscos, e guloseimas como meio de recompensas.
Alguns clientes devem está se perguntando o por que de andar na mochila alem de bolas, clicker, apito o famoso filésinhos de petiscos.
Responderei rápido, não uso esse petiscos, rs. digo pra ensinar é como se evitasse ao máximo a usar guloseimas e petiscos, porém tenho a certeza que como meio de conquista pra um recem aluno é uma boa opção e não vejo por que não usar.
Apesar disso acredito que o petisco alem de desbalancear um belo dia de uma refeição baleanceada de um cão, você o condiociona a obedecer por ter algo em troca.
O cão tem que servir a nós humanos primeiro por sermos o seu lider de matilha, segundo por querer e terceiro por meio de brincadeira.
Muitos não concordam com isso mas desde 1999 que foi quando apos vários cursos não ter peenchido a falta de algo que buscava no adestramento, que decidi não recompensar o meu aluno a não ser por reforço positivo. agora eu pergunto o que é mais prazeroso para o cão: fazer algo de correto e receber petiscos e guloseimas de seus donos ou fazer o correto e receber a afetividade que o seu alfa pode lhe oferecer.?
Os riscos são grandes quando colocamos petiscos no cotidiano de um cão, primeiro o condicionamento de troca, e segundo o qual acho o mais importante; se as rações sabemos que é o alimento fundamental para nosso amigo e incluimos algo novo o que acontecerá? o nosso cão irá sempre substituir sua ração por petiscos e nisso o nivel de proteina e vitaminas de um petisco é muito inferior ao da ração. resumindo pessoal existem petiscos que mesmo que dessesmos o dobro de quantidade de petisco comparado a quantidade de ração nao estariamos suprindo a necessidade dele.
Todo cuidado é pouco com relação a alimentação do cão, e se posso fazer o mesmo trabalho usando apenas o reforço positivo pra que arriscar em usar petiscos?


Texto de Hugo Leonardo
Adestrador / Handler / Prep. Físico