terça-feira, 21 de julho de 2009

XIXI NO LUGAR CERTO ( PARA CÃES ADULTOS COM O COMPORTAMENTO DE FAZER XIXI NO LUGAR ERRADO.)

Hoje vou abordar um problema que está presente na vida de muitos criadores de cães e tenho visto que muita gente vive esse terror. espero de uma forma técnica mas bastante clara poder esclarecer os motivos desse grande problema. Em outro momento poderia até dizer que você mesmo pode corrigir esse problema tão básico e simples porém não abro mão de um bom profissional poder lhe ajudar, lógico que algumas dicas que darei será importantissimo para até mesmo você poder ter a certeza de que o profissional terá a capacidade em te ajudar.
Como sempre digo nosso grande problema é esquecer as raizes do nosso amigo e assim humaniza-los a tal forma que esperamos que qualquer dia nosso cão acorde e nos diga um bom dia.!
Eu particularmente não espero por isso mas tento a todo mundo estudar ainda mais os cães e assim consigo estabelecer atraves do meio de linguagem dele uma comunicação para que me dê um resultado nas correções que tenho que fazer para melhorar o comportamento dele.
O bom profissional de comportamento animal ouve atentamente as lamentações do dono do cão e assim tenta entender o por que dele agir assim.
Sendo assim vamos lá:
Só resolvi escrever esse artigo por que ultimamente tenho atendido muitos cães com o mesmo problema e desse modo posso ajudar a clientes terem um perfil indicado para a correção e a futuros donos de cães a entender e evitar ao máximo tal comportamento.
O cão como o ser humano é um produto do meio é logico que seu raciocinio não é igual a do ser humano, mesmo assim tenho ouvido depoimentos de pessoas que esfregam os focinhos nas fezes e na urina do cão achando que irão resolver o prpblema de comportamento quando na verdade só estão dando a resposta que o cão procura.
Os cães além de fazer suas necessidade biológicas eles defecam e urinam pra chamar a atenção de seu dono, ou pra mostrar sua dominancia

O Treinamento :

Por mais que eu dê dicas aqui de adestramento não deixo de ressaltar que a importancia de um profissional acompanhando é fundamental, por que para iniciar o adestramento é necessario um neutralizador de odores para poder assim zerar todo o ambiente e desse modo podermos ensinar o nosso amigo onde fazer suas necessidades ai entra o adestrador que fará a indicação de que produtos poderemos usar nesse processo.
Existe no mercado muitos neutralizadores de odores e nada contra más com minha experiencia criei um neutralizador que funciona muito mais que esses vendidos nos pet shop's o único incomodo é que a mistura terá que ser preparada a cada 3 dias e como usamos com um borrifador acabamos por desperdiçar uma grande quantidade ( caso queiram saber a mistura entrem em contato pelo meu e-mail ).
Em mão com um neutralizador de odores vamos ao trabalho. limpem com algum produto como pinho sol ou algum que tenha um cheiro forte de eucalipto, apos a limpeza use o neutralizador nos lugares afetados pelo nosso amigo.
É importante que pelo menos uma vez ao dia o cão saia afinal de contas alem de fazer bem a você o seu cão agradece, aproveite nesse momento que ele não está para fazer a higienização da casa, nas primeiras 3 semanas coloque o neutralizador por 3 vezes ao dia e sempre que dormir não deixe água ou ração a disposição ( primeiro por que não há mal algum no cão não beber água durante a noite, segundo que você o condicionará a beber água não a todo momento mas sim uma quantidade que dê pra suportar a noite, e por fim você tirando a água não irá alimentar o seu erro. " isso serve tambem para a ração").
Durante o treinamento sempre acompanhe a hora da refeição de seu cão e sempre que oferecer ração a ele faça isso dando no máximo o tempo de 1 hora para que ele coma sua comida, após isso levante a vasilha de ração e dê um tempo para que torne a oferecer novamente a ração. uma dica: seu cão demora no máximo até 1 hora depois que ele come para poder se aliviar; se você observar seu cãozinho procurará um lugar para fazer suas necessidades essa é a hora que poderá partilhar de um momento unico para seu cão.
Após ele comer sua ração leve-o para o local onde quer que ele sempre faça suas necessidades, aguarde por perto e sempre que ele conseguir fazer faça festa e apos ele ter feito o correto.
Depois de 3 semanas onde você assumiu o compromisso de sair uma vez ao dia com seu cão e está usando o neutralizador de odores, é hora de induzimos o local para que o cão faça sua necessidade, assim você poderá usar um indutor como o pipi-dog ( produto que tem o cheiro similar ao da urina de cães ) você verá mudança nas primeiras semanas, quero deixar bem claro que os resultados independem de tempo, tive casos onde resolvi em apenas uma semana como também já tive casos de demorar 3 meses, afinal de contas o maior empenho é seu já que a maior parte do tempo o cão divide o profissional contratado é como um consultor que dará as dicas e sempre irá bolar meios para que a correção tenha efeito.lógico que ajudinha e emprenho do dono do cão sempre é bem vindo.

A LÓGICA DA SOLUÇÃO

* COMO SABEMOS OS CÃES TEM O SENTIDO OLFATIVO ATÉ 30 VEZES MAIOR QUE O NOSSO E MESMO LIMPANDO O LOCAL COM CLORO AINDA FICAM RESQUÍCIOS DE SUA URINA, O EUCALIPTO OU PINHO SOL FAZ COM QUE ESSE CHEIRO NÃO SEJA POTENCIALIZADO COMO É QUANDO USAMOS PRODUTOS DE LIMPEZA.
* O NEUTRALIZADOR FAZ O PAPEL FUNDAMENTAL QUE É COM QUE O CHEIRO SUMA PRO COMPLETO DEIXANDO MUITAS VEZES O CÃO CONFUSO JA QUE ELE TINHA DEMARCADO AQUELE LOCAL.LEMBRANDO QUE O NEUTRALIZADOR TEM QUE SER USADO 3 VEZES AO DIA INDEPENDENTE DO QUE A EMBALAGEM DO PRODUTO DIGA.
* O PASSEIO É FUNDAMENTAL PRIMEIRO PARA PODER ENTRETER O SEU CÃOZINHO, ELE FARÁ COM QUE O CÃO ASSOCIE RUA A XIXI E DESSE MESMO MODO O NOSSO AMIGO APRENDERÁ QUE O LOCAL CERTO PRA FAZER SUAS NECESSIDADES É NA RUA. ( OS PASSEIOS É ALGO QUE FARÁ PARTE DO SEU COTIDIANO E MESMO QUE O CÃO APRENDA RÁPIDO VOCÊ DEVERÁ CONTINUAR COM OS PASSEIOS.).



Texto de Hugo Leonardo
Adestrador / Handler / Prep. Físico