segunda-feira, 6 de outubro de 2014

CÃES E GATOS TAMBÉM SENTEM FALTA DE AR

Cães e gatos também sentem falta de ar e o dono deve atentar a sinais que o pet apresenta. Confira!

Texto: Mário Marcondes | Fotos: Shutterstock
Foto: Shutterstock
falta de ar pode ser observada em cães e gatos e deve ser identificada rapidamente por se tratar de uma emergência. Para isso, o dono deve atentar a sinais que o bicho apresenta como a boca aberta com a língua para fora e o pescoço bem esticado. É importante também observar se a língua do animal está arroxeada. Uma vez identificado que o pet tem falta de ar, temos que tentar saber a causa.
Animais mais velhos podem ter problemas cardíacos, e os animais mais novos podem ter doenças respiratórios como bronquiteasma e até alterações na traquéia.
Outra causa frequente é o calor. Como os animais não suam para manter a temperatura do corpo estável eles acabam trocando o calor com o meio ambiente por meio da ofegação. Porém, num dia muito quente ou após um exercício muito intenso, podem ficar muito ofegantes e o seu quadro piorar.
O que fazer, então?
Procure mantê-lo com o pescoço esticado, facilitando a passagemdo ar pelo pescoço, onde se encontra a traqueia e leve-o a um pronto-socorro veterinário, já que a suplementação com oxigênio e medicamentos será necessária para manter todos os tecidos do corpo saudáveis.
Após a estabilização, poderá ser realizada uma radiografia do tórax para descobrir a causa do sintoma. Posteriormente, outros exames importantes como o ecocardiograma podem avaliar o coração. 
Raças predispostas
Alguns animais costumam ter maior incidência de falta de ar,como os que possuem focinho mais curto, o que atrapalha a respiração. Entre eles estão o Buldogue, Pug, Boxer e Lhasa Apso, no caso dos cães, além dos gatos Persas.
Para todos os bichos, os passeios devem ser evitados nos horários mais quentes do dia. O ideal é que as caminhadas sejam feitas sempre em horários frescos, como à noite ou logo cedo.
FONTE: REVISTA MEU PET